sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ÁGUA, SE NÃO CUIDAR VAI FALTAR









pesquisaSUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA  (PORTAL DO PROFESSOR.MEC.GOV .BR)


Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.
Inicialmente, propomos um momento para os alunos experimentarem e sentirem algumas sensações com a água.

EXPERÊNCIAS.....


Que tal viver uma série de experiências utilizando a água? Solicite à turma que:
·        Lave as mãos com os olhos fechados. Qual a sua sensação?
·        Encha um copo transparente com água filtrada.

Responda oralmente:

a)      Observe a água que está no copo. Ela tem cor?
b)      Cheire essa água. Ela tem cheiro?
c)      Beba um pouco da água. Ela tem sabor?
d)      Se você colocar uma colher pequena de sal ou de açúcar na água e mexer, o que vai acontecer?

Em seguida, solicite aos alunos que registrem suas descobertas e as sensações que tiveram. Essa atividade poderá ser realizada no laptop, através do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou por meio do tablet.
A partir da atividade acima, converse com a turma sobre as características e ou propriedades da água.
Explique que a água pura é incolor, inodora e insípida.
Organize a turma em duplas e solicite que conversem com os colegas de sala sobre o significado das palavras que estão em destaque na frase acima. Se for necessário, consultem um dicionário.
Eles deverão identificar:
Incolor – sem cor
Inodora – sem cheiro
Insípida – sem sabor
Além das propriedades, a água no estado líquido não tem forma definida, isto é, ela toma a forma do recipiente que a contém. Providencie diversos recipientes e mostre à turma. Observe:

agua na garrrafa


agua na jarra


agu NO COPO

A água também dissolve (desfaz, transforma em algo líquido) muitas substâncias. Por isso ela é chamada de solvente universal. Algumas substâncias não se dissolvem na água, por exemplo, o óleo.
Professor, é muito importante que os alunos realizem diversos experimentos para constatarem esses fatos. Apresentaremos alguns:

Experimento 1 - DISSOLVENDO SUBSTÂNCIAS

Para investigar esta questão, faça a atividade a seguir:

Material:

. 5 copos transparentes com água.
. 1 colher de chá.
. açúcar, sal, farinha de trigo, óleo e areia.

Procedimentos:

1.      Coloque uma colher cheia de açúcar em um dos copos com água e mexa bem.
2.      Repita o procedimento descrito no item 1 utilizando sal no lugar do açúcar, depois a farinha de trigo, em seguida o óleo e por último a areia.
3.      Espere um instante até que a água pare de movimentar e observe atentamente o conteúdo de cada copo.

Agora, responda a questão:

Quais foram as substâncias que dissolveram na água?
____________________________________________
____________________________________________

Experimento 2 - Água quente ou fria: qual é melhor solvente?


Para investigar esta questão, faça a atividade a seguir:

Material:

. 1 copo com água quente.
. 1  copo com a mesma quantidade de água fria.
. Açúcar.
. 2 colheres de chá iguais.

Procedimentos:

1. Organize a turma em duplas. Cada uma deverá escolher um copo: o de água fria ou o de água quente.
2. Um de cada vez deverá adicionar uma colher de açúcar no copo escolhido e mexer bem. Repita isso até que não seja mais possível dissolver o açúcar na água. Veja quem consegue dissolver mais açúcar. Não se esqueça de contar o número de colheres de açúcar adicionadas em cada copo.
A seguir, responda:

1) Ao realizar os procedimentos da atividade, como sabemos que não é mais possível dissolver o açúcar na água?
Possível resposta: quando o açúcar começa a “aparecer” no copo, sobrando no fundo do recipiente.

2) Registre os resultados respondendo: quantas colheres de açúcar se dissolveram na água quente? E na água fria?
Resposta pessoal

3) Conclusão: qual é o melhor solvente para o açúcar: a água quente ou a água fria? Por quê?
Possível resposta: Para o açúcar, a água quente é melhor solvente do que a água fria.

Professor, solicite aos alunos que pesquisem online sobre a composição da água. Sugerimos os sítios abaixo:
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/composicao-agua.htm
http://aguaplaneta.pbworks.com/w/page/1546311/Composi%C3%A7%C3%A3o%20da%20%20%C3%81gua
Acesso 13/05/2012.

Os alunos perceberão que:

. A água é formada por dois elementos: hidrogênio (H) e oxigênio (O).
. Pode-se dizer que a água é composta por vários grupos de partículas. Cada grupo de partículas é formado por dois hidrogênios e um oxigênio.
A fórmula da água é H2O.

ATIVIDADES DE REGISTRO:

1)      Existem vários esportes que utilizam a água. Eles são chamados de esportes aquáticos. Veja:

         surf                             natação
Fonte das imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surfe
http://www.guarujasemprenamoda.com.br/index.php/2011/10/07/festival-de-natacao-dia-das-criancas/       
Acesso 14/05/2012.

a)      Você pratica algum esporte aquático? Qual?
b)      Você conhece outros esportes aquáticos? Quais?
c)      Por que é importante praticar esportes?
2)      Qual é a fórmula da água? Explique o seu significado.

3)       Coloque V se a informação for verdadeira e F se for falsa.
(  ) Na água, para cada parte de hidrogênio existem duas partes de oxigênio.
(  ) O hidrogênio e o oxigênio são os dois componentes da água.
(  ) A água no estado líquido tem forma própria.
(  ) O corpo humano não possui água.
(   ) A água dissolve o açúcar e o sal.
(  ) A água pura possui cheiro, gosto e cor.

Professor, nesse momento promova o diálogo com a turma sobre os estados da água. Na natureza, habitualmente podemos encontrar água em três estados físicos:
Estado líquido: é como a água é encontrada nos rios, lagos, oceanos;
Estado sólido: é o gelo, a neve e o granizo;
Estado gasoso: é como encontramos a água no ar, em forma de vapor.

Organize a turma e realize alguns experimentos para compreensão sobre os estados da água.
Providencie uma folha de papel e prancheta para cada aluno anotar as seguintes informações sobre as experiências:

·        Data.
·        Como a água estava no começo.
·        O que vai ser feito.
·        O que você acha que vai acontecer.
·        Como a água ficou no final.

Experimento 1 – Água no fogo

Solicite aos alunos que coloquem um pouco de água em uma panela e com a sua supervisão leve a panela ao fogo.
O que aconteceu com a água da panela?

Experimento 2 – Água no congelador

Solicite aos alunos que coloquem um pouco de água em um copo plástico e leve ao congelador.
O que aconteceu com a água do copo?

Experimento 3 – Gelo no copo

Solicite aos alunos que coloquem uma pedra de gelo em um copo de vidro. Depois de 20 minutos, o que aconteceu com a pedra de gelo?

Professor, explique à turma que normalmente, pensamos na água somente no estado líquido. Porém, também podemos encontrá-la nos estados sólido e gasoso.
A água da chuva e de mares e rios, por exemplo, está no estado líquido. Já a neve e o gelo são exemplos de água no estado sólido. A água presente no ar e que não enxergamos está sob a forma de vapor d’água, ou seja, estado gasoso.
A água pode mudar de um estado para o outro. Isso pode acontecer, por exemplo, quando ela está aquecida ou resfriada.
Quando a água é aquecida, pode passar do estado líquido para o estado gasoso. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos água no fogo. Aos poucos, a água líquida vai se transformando em vapor. É como se ela desaparecesse, porque o vapor d’água é invisível.
Quando a água é resfriada, pode passar do estado líquido para o estado sólido. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos a bandeja de gelo cheia de água em estado líquido no congelador. Depois de algum tempo, a água da bandeja congela, ou seja, se transforma em gelo.
As mudanças no estado físico da água são chamadas de: fusão, solidificação, vaporização e condensação.

FUSÃO: É a passagem do estado sólido para o estado líquido, quando sua temperatura se eleva. O gelo é a água no estado sólido. Quando o gelo sai do ambiente frio onde está para um ambiente menos frio, ele derrete e transforma-se em água no estado líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o estado sólido, quando sua temperatura diminui. A água no estado líquido transforma-se em gelo, isto é, solidifica-se quando colocada em ambientes com baixas temperaturas, como no congelador.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o estão gasoso, quando sua temperatura se eleva. Caso a vaporização ocorra lentamente, ela é chamada evaporação. Por exemplo, uma roupa secando em um varal. Quando a vaporização ocorre rapidamente, por exemplo, quando a água está fervendo, ela é chamada ebulição.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido, quando sua temperatura diminui. O vapor da água, ao encontrar uma superfície com temperatura mais baixa, transforma-se em água no estado líquido. Isso ocorre, por exemplo, quando uma panela com água fervendo é tampada por alguns instantes. Ao destamparmos a panela, a tampa, por estar mais fria, fica cheia de gotas de água.

ATIVIDADES DE REGISTRO

1 - Organize a turma em duplas e solicite que procurem, em revistas ou jornais, imagens que mostrem a água nos estados sólido, líquido e gasoso. Recorte-as e cole-as no caderno do Projeto. Se não encontrar a imagem, poderá fazer um desenho ou fotografar utilizando o tablet ou laptop Classmate. Abaixo de cada figura informe o estado físico da água.
2 – Leia as situações que acontecem no dia a dia e identifique, em cada uma delas, qual foi a mudança de estado da água. Converse com seus colegas e escreva no caderno suas conclusões.

a)      Seu Jorge colocou uma chaleira no fogo para fazer um café. A água ferveu e, quando ele se deu conta, metade da água havia sumido!
Provável resposta: Estado líquido para estado gasoso.

b)      Patrícia colocou um copo de limonada no freezer, para ficar bem geladinha. Quando foi buscar o suco, ele havia ficado duro como uma pedra.
Provável resposta: Estado líquido para estado sólido

c)      Choveu durante a noite e havia uma poça de água no pátio da escola de manhã. O dia estava ensolarado. Na hora do almoço, a poça de água havia desaparecido.
Provável resposta: Estado líquido para estado gasoso.

d)      Rafael comprou um picolé no parque. Os amigos o chamaram para jogar bola e ele deixou o picolé em cima da sua mochila. Depois do jogo, quando foi procurar seu picolé, Rafael só encontrou o palito e sua mochila toda molhada.
Provável resposta: Estado sólido para estado líquido

e)      Depois do banho, Lara foi pentear seu cabelo, mas o espelho estava todo embaçado.
Provável resposta: Estado gasoso para estado líquido.

Professor, as mudanças pelas quais a água passa na natureza recebem o nome de Ciclo da Água.
Sugerimos abaixo algumas músicas, poesias, vídeos e atividades que abordam essa temática.

MÚSICAS:


Água

Arnaldo Antunes

Da nuvem até o chão
Do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano
Do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa
Da represa até a caixa d´água
Da caixa d´água até a torneira
Da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca
Da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada
Da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
Do outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem
Acesso 13/05/2012


ÁGUA
Arnaldo Antunes e Arrigo Barnabé (compositores)

Toda água é a mesma água
Cada água é uma água só
Cada água é uma outra água
Toda água é mesmo água e só

Tetê Spindolla. Água: Só Tetê. São Paulo: Camerati, 1993.


Resolva as questões:

1)      Leia as letras das músicas e responda: Como a água chega “da nuvem até o chão”?
Provável resposta: A água chega da nuvem até o chão por meio da chuva.

2)      A segunda música diz que “Toda água é a mesma água”. Relacione as duas letras de música e converse sobre essa frase com seus colegas.
Provável resposta: De maneira lúdica, a música trata das etapas do ciclo da água. Como a água circula na natureza em diferentes lugares, podemos inferir que a água que agora está no copo já foi a água que esteve na nuvem e que se transformou em chuva. Assim, “toda água é a mesma água”.

3)      Como a água que entra pela boca chega até o vaso sanitário (privada)?
Provável resposta: Quando bebemos água, eliminamos parte dela por meio da urina. Assim, ela chega até o vaso sanitário. Informe aos alunos que a bexiga é um órgão do corpo onde a urina se acumula antes de ser eliminada.

POESIAS:

Leia a poesia a seguir e responda a questão proposta no último verso.


CICLO

Vem o córrego e engole a chuva
Vem o riacho e engole o córrego
Vem o riozinho e engole o riacho
Vem o rio e engole o riozinho
Vem a lagoa e engole o rio
Vem o mar e engole a lagoa
Vem o oceano e engole o mar
Vem o Sol e engole o oceano

Vem a chuva que devolve a água
ao córrego, que devolve
ao riacho, que devolve
ao riozinho, que devolve
ao rio, que devolve
à lagoa, que devolve
ao mar, que devolve
ao oceano, que o Sol bebeu?
Onde está a água?

FONTANA, Rômulo Antônio. Sol moreno. Curitiba: Letras das Artes, 1997.
Possível resposta: A água está sempre fazendo parte do ciclo da água na natureza.


O VAIVÉM DA ÁGUA

Vocês me conhecem
De várias maneiras.

Como um leve vaporzinho
Quando fervo nas chaleiras.

Como um sólido cubinho,
Quando vou para as geladeiras.

Como um líquido clarinho,
Quando saio das torneiras.

Na natureza, estou
Sempre circulando.

Com o calor do sol
me esquentando,
Para o alto vou subindo
Para as nuvens formar.

Mas com um resfriamento,
à terra irei retornar
na forma de chuva e,
a qualquer momento,
tudo recomeçar.

SANTOS, Inara Gonçalves Gomes dos; SILVA, Maria de Fátima Costa. Ciências Passo a Passo 1ª a 4ª séries. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. 44 p.
  
Professor, organize a turma em 3 grupos e distribua para o grupo 1 as músicas, para o grupo 2 a poesia “Ciclo” e para o grupo 3 a poesia “O Vaivém da Água”. Solicite aos alunos que representem o caminho da água citado nas respectivas letras.
O trabalho poderá ser realizado:

·        Em uma cartolina;
·        No programa KolourPaint e/ou Tuxpaint ou ainda;
·        No tablet.

Apresente uma imagem referente ao ciclo da água na natureza e explique ou reafirme como acontece. Veja:

CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

Observe a ilustração e leia os textos seguindo a numeração:

ciclo da agua
Fonte: Acervo da Autora


1)      O Sol aquece a superfície terrestre e, com o auxílio do vento, faz com que evapore uma parte da água dos mares, dos oceanos, dos rios, dos lagos, das plantas, do corpo dos animais e do solo.
2)      O vapor de água sobe na atmosfera e, ao encontrar camadas de ar frio, transforma-se em gotinhas de água líquida, formando as nuvens.
3)      As nuvens, depois de certo tempo, ficam carregadas de gotinhas, adquirindo geralmente uma cor escura. Essa água que está na atmosfera formando as nuvens pode se precipitar na forma de chuva.
4)      Parte da água da chuva penetra no solo formando os lençóis de água. Outra parte vai para os rios, lagos e oceanos.
5)      Com o calor do Sol e o vento, uma parte da água da superfície terrestre volta a evaporar, e o ciclo se repete.

A partir das explicações, solicite que os grupos comparem os desenhos realizados seguindo as letras das músicas e os textos dos poemas, com o desenho apresentado por você seguindo as explicações acima.
Solicite que os alunos visualizem os vídeos abaixo, utilizando o laptop ou o tablet, visando ampliar seus conhecimentos sobre o “Ciclo da Água”.

VÍDEOS SOBRE O CICLO DA ÁGUA


ciclo 1
Acesso 13/05/2012.


ciclo 2
Acesso 13/05/2012


ciclo 3
Acesso 13/05/2012.

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem cada vídeo. Como eles têm curta duração será possível analisá-los separadamente. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:
  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Como o ciclo da água foi relatado no vídeo.

ATIVIDADES DE REGISTRO:

1 – Observe com atenção a ilustração do Ciclo da Água na Natureza, depois, descreva-o utilizando suas palavras.


ciclo da agua
Fonte: Acervo da Autora

_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

2 - Substitua, nas palavras em destaque, cada letra pela letra anterior do alfabeto e escreva-as em seguida.

a)      Água que possui microrganismos causadores de doenças: DPOUBNJOBEB  ______________________
b)      Local de onde se extrai o sal, com a evaporação da água do mar: TBMJOB _________________________
c)      Aparelho utilizado para ver os microrganismos: NJDSPTDPQJP ____________
d)      A água pura não tem gosto. Ela é: JOTJQJEB ____________________
e)      Água que pode ser consumida: QPUBXFM _______________________
f)        Um dos elementos componentes da água: PZJHFOJP ______________
g)      A água pura não te cor. Ela é: JODPMPS _____________
h)      Passagem do estado sólido para o estado líquido: GVTBP ___________
i)        Estado físico emque a água é mais utilizada:MJRVJEP ________________
j)        Um dos elementos componentes da água: IJESPHFOJP ________________
k)      Água no estado sólido:HFMP _____________________
l)        A água pura não tem cheiro. Ela é: JOPEPSB _____________________
m)    Vaporização é a passagem do estado líquido para o estado: HBTPTP __________________

3 - Ligue cada palavra à informação correspondente:

SOLIDIFICAÇÃO                                      Passagem do estado líquido
                                                                       para o gasoso.


CONDENSAÇÃO                                       Passagem do estado sólido
                                                                       para o líquido


FUSÃO                                                          Passagem do estado gasoso
                                                     

Professor, organize a turma e apresente a seguinte contação de história:

livro agua 1
Fonte: Acervo da Autora

Sinopse:
A água serve para cair do céu e se chamar chuva. Serve também para dar banho na boneca e na dona da boneca. Pra se divertir com a mangueira... e muitas outras delícias!

Professor, solicite que cada aluno faça um desenho no programa Tux Paint do laptop ou no tablet, sobre cada frase dita na história. A seguir, salve-os em um pendrive e monte com a turma uma apresentação no laptop utilizando o programa KPresenter. O tablet também poderá ser utilizado.
A seguir discuta com a turma sobre os usos da água pelo ser humano. Como sabemos, sem água não existiria vida na Terra. A água é fundamental para todos os seres vivos e está presente no corpo de todos eles, inclusive no dos seres humanos. Além de fazer parte do nosso corpo, a água é muito importante nas atividades do dia a dia.
Providencie revistas, jornais e peça para os alunos montarem cartazes com recortes e colagens sobre os usos da água:

·        Para beber e no preparo de alimentos;
·        Na higiene pessoal e na limpeza dos ambientes;
·        Na agricultura e na indústria;
·        Na geração de energia;
·        No transporte;
·        No lazer.

Professor, aproveite o trabalho sobre os usos da água para conscientizar os alunos sobre a importância de economizar água.
Apresente à turma o livro:

livro agua 2

Sinopse:
A ilustração do livro incorpora-se ao texto, produzindo transversalidade e universalidade do tema. A questão ecológica, social e cultural é enfocada em forma de alerta. Propõe reflexão e conscientização sobre a importância do valor da água para os seres vivos. História para criança ler e aprender.

Professor, realize um trabalho de conscientização dos alunos e de toda comunidade escolar sobre a importância do consumo correto da água visando minimizar ou erradicar as situações de desperdício da água.
Para tanto, proponha à turma a criação de panfletos informativos com dicas de como usar a água com sabedoria.
Mostre alguns panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar os sítios:

http://www.megaimpressoes.com.br/panfletos.php
http://cmdcampu.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-e-para-que-serve-o-conselho.html
(Exemplo de panfleto sobre o Conselho Tutelar.)
http://projetovidaplena.webnode.com.br/sobre-nos/
(Exemplo de panfleto sobre qualidade de vida.)
Acesso 08/05/2012.

Depois que os alunos observaram os panfletos, faça um “rascunho” registrando na lousa suas opiniões quanto à sequência dos itens a serem registrados no folheto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa.
Para aprender como criar um panfleto acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related
http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/
Acesso 08/05/2012.

Professor, o panfleto poderá ser produzido individualmente ou de forma colaborativa.
Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

DICAS DE ATITUDES PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

·        Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto ensaboa.
·        Tomar banhos rápidos. Cada minuto no chuveiro gasta cerca de 9 litros de água.
·        Manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes ou lava as louças.
·        Não usar mangueira para lavar a calçada. Bastam apenas uma vassoura e alguns baldes de água.
·        Reutilizar a água da lavagem de roupas para lavar o chão.
·        Manter sem vazamentos as torneiras, as descargas, os chuveiros, as boias de caixa d’água e as tubulações.

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática ÁGUA. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.
Dessa forma, convide a turma para criá-lo, para isso utilize os sítios a seguir, a fim de que os alunos possam trabalhar com alguns exemplos e também verificar como criá-lo.

  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verminoses-quiz.html
  http://sitededicas.ne10.uol.com.br/quiz.htm
  http://saude.hsw.uol.com.br/dengue.htm
  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz.html
Acesso 08/05/2012.

Para aprender como criar um Quiz acesse:


http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8
http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html
http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related
Acesso 10/05/2012.

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.
Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e peça para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.
Auxilie os alunos ao elaborarem as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos, acerca das atividades realizadas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

Professor, os sítios abaixo trazem diversos jogos sobre a água. Auxilie os alunos a utilizarem o laptop ou tablet para jogar.


jogo 1

Acesso 08/05/2012.



jogo 2
Acesso 08/05/2012.

jogo 3
  Acesso 08/05/2012.


jogo 4
Acesso 08/05/2012

8ª Atividade:


Concluindo com texto coletivo.
Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, oriente-os a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, retomarem as questões levantadas no início da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que descubram o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Logo após, organize um texto coletivo contendo informações a cerca das informações obtidas ao longo da Pesquisa. Organize os dados e as informações obtidas e após a organização de todo o processo investigativo é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto à sequência dos itens a serem registrados no texto. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente com a Pesquisa. Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Concluído o texto oriente os alunos para copiá-lo manualmente no caderno do Projeto ou digitalizá-lo usando o tablet ou o laptop Classmate. Instrua os alunos para imprimi-lo e ilustrá-lo com desenhos ou gravuras.

9ª Atividade:


Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.
Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.
Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related
Acesso 14/05/2012

Professor, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que editem um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker. Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm.
Veja como criar um Movie Maker nos sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related
http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html
Acesso 13/05/2012.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no íconeVisualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 10ª Atividade:


Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

·         Conhecimento do tema estudado;
·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
·         Participação nas atividades propostas;
·         Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se ouve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
Veja um exemplo:

  •          COMO FOI SER PESQUISADOR?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
  •          PESQUISAR CONTRIBUIU PARA CONHECER MAIS SOBRE O TEMA? POR QUÊ?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
  •          VOCÊ PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PROJETO?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________

Recursos Complementares
MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n. 241, p. 50- 57,abril/2011.

Sugestões de links para alunos:
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua-ciclo-da-agua.html
Acesso 13/05/2012.

 Sugestões de links para professores:
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/ . Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.
Acesso 13/05/2012

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/a-interdisciplinaridade-na-escola.php
Acesso 13/05/2012.

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33431
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2877
Acesso 13/05/2012.
Avaliação
A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Água a vista: ciclo da água na natureza”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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ÁGUA  E MEIO AMBIENTE


















Poluição: o homem é o grande  vilão





Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas.
As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.
Fonte: Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm.>. Acesso em:25 jul. 2008. (excerto)

1) A  ilustração do texto destaca:
A) os efeitos da poluição no planeta Terra.
B) os milhões de pessoas que habitam o planeta Terra.
C) a moradia das pessoas no mundo.
D) o tratamento dos esgotos nas cidades.
2) Leia o texto e responda à questão.
O homem vem poluindo o ambiente. Retire do texto algumas formas de poluição da água.
Resposta:_______________________________________________________________
______________________________________________________________________.
3)Marque com um x somente as frases corretas.
                        A água não precisa ser fervida ou filtrada para bebermos.(  )
                        Água potável é a água boa para se beber.(  )
                        Água contaminada é potável.(  )
                        Todos  os seres vivos necessitam de água para viver.(  )
4) A tarefa de economizar a água é de todos  nós . Escreva algumas formas de se economizar a água.


 
5-Observe o gráfico e faça o que se pede:




















ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA- SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR-
De acordo com o gráfico e com os seus conhecimentos, escreva V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Corrija as afirmativas falsas tornando-as verdadeiras.
(  )MAIS DA METADE DA SUPERFÍCIE DO NOSSO PLANETA É COBERTA DE ÁGUA.
(  ) QUASE TODA A ÁGUA DO PLANETA É ÁGUA DOCE DOS OCEANOS.

(  ) ENCONTRAMOS ÁGUA APENAS NA SUPERFÍCIE DO PLANETA TERRA.

(  )GRANDE PARTE DA ÁGUA DOCE ENCONTRADA NO PLANETA TERRA DEVE SER TRATADA PARA TORNAR-SE POTÁVEL.

6-Explique  como o desmatamento pode prejudicar nossos recursos hídricos.



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7- Em nossa cidade a água é tratada numa estação de tratamento da COPASA. Em regiões onde há muita seca ou onde não existem estações de tratamento como as pessoas podem obter água


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8- Escreva o nome de algumas doenças provocadas pelo consumo de água contaminada.
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9- Como as matas ciliares podem proteger nossos rios
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Texto  informativo




  1. 1. ESCOLA____________________________________________________________________ PROFESSOR (A)______________________________________________________________ ESTUDANTE_________________________________________________________________ ÁGUA: RECURSO NATURAL QUE DEVE SER PRESERVADO A água é muito importante para a vida no planeta. A maior parte de nosso planeta é composta por água, porém, grande parte dessa quantidade de água que compõe o planeta não é adequada ao nosso consumo, pois é muito salgada. Imagine aí: você tomando banho, escovando os dentes, fazendo comida e diversas outras atividades com a água do mar? Um banho de praia é legal, não acha? Mas, para ser consumida diariamente essa água salgada não é própria para o nosso consumo. A água que serve para o nosso consumo é a água doce, que encontra-se em pequena quantidade em nosso planeta. Por isso, a necessidade de utilizar o pouco de água que temos de maneira consciente para garantir o abastecimento de água em nossas residências. Atitudes como: não jogar lixos, esgotos ou produtos químicos nos rios e mares ajudam a preservar um bem tão precioso que temos: a água. Em nossas próprias casas, podemos também desenvolver hábitos que promovam a utilização da água sem poluição ou desperdício, entre eles estão: desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou ensaboamos as louças, desligar o chuveiro enquanto ensaboamos o corpo, não demorar durante o banho, reutilizar a água da máquina de lavar, dentre outros hábitos que cada vez mais ajudarão na preservação de nosso grande tesouro. Se cada criança, adolescente, jovem e todas as pessoas fizerem sua parte, teremos mais sucesso na preservação de nosso grande recurso natural que contribui para a vida na Terra. Autor: Professor Paulo Alves 1- Segundo o texto, por que a maior parte da água de nosso planeta não é adequada ao consumo humano? ______________________________________________________________________________ 2- O texto inicia afirmando que: “A água é muito importante para a vida no planeta”. Explique essa afirmação. ________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________3- Apresente de acordo com o texto duas atitudes que podemos ter em nossas próprias casas para preservar a água. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4- Em seu ponto de vista, por que o texto considera a água como um bem precioso? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5- Atitudes de preservação da água é também um exemplo de cidadania. Você se considera uma criança cidadã? Por quê? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 6- O texto fala sobre hábitos que ajudarão na preservação de nosso grande tesouro. Que tesouro é esse? ______________________________________________________________________________ 7- O texto fala sobre agir de maneira consciente. O que isso quer dizer? _____________________________________________________________________________
  2. 8- Observe na tabela algumas palavras extraídas do texto, em seguida faça as devidas classificações, conforme orientação do exemplo. PALAVRA SEPARAÇÃO SILÁBICA CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS CLASSIFICAÇÃO QUANTO A TONICIDADE Planeta pla – ne – ta Trissílaba Paroxítona Salgada Terra Químicos Desperdício Preservação Criança Mar 9- Das palavras extraídas do texto, circule a sílaba tônica de cada uma delas: a) Residências b) Máquina c) Ensaboa d) Dentes 




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