
ATIVIDADES MEIO AMBIENTE 5º ANO. DESMATAMENTO
DESMATAMENTO: PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES
VIVOS.
Nas florestas, nas matas, os vegetais e animais
vivem em equilíbrio e harmonia.
Desenhe no quadro abaixo uma paisagem
completa, com lagos, árvores, animais e plantas.
Observe o
desenho abaixo. Muitas florestas acabam dessa
maneira.
Quando muitas árvores são
derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os
animais que se alimentam
de vegetais morrem.
Agora, segundo o que você
aprendeu responda:
- O que é o desmatamento?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quando o homem desmata a
floresta ele está prejudicando a natureza? Explique por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Muitas são as causas do
desmatamento.
Algumas vezes são feitas
para aumentar os campos de pastagens do gado.
Outras vezes, para aumentar
os campos para plantação.
E, muitas vezes ainda para
retirar a madeira, a fim de usá-la na confecção de móveis e em construções.
- Escreva uma frase em defesa
da natureza.
DESMATAMENTO: É a derrubada
de grande número der árvores.
EROSÃO: São buracos que
aparecem no solo, quando a terra sem suas árvores começa a ceder sob a chuva e
os ventos.
VAMOS
REFLETIR?!
- Por que a erosão vem logo
após o desmatamento?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
Complete:
A) Todos
os animais precisam das plantas porque :__________________________
_________________________________________________________________.
B)
Preservar a natureza é importante porque:______________________________
_________________________________________________________________.
·
Cole no
espaço abaixo uma gravura mostrando uma floresta ou mata que o homem não
destruiu.
De olho no meio ambiente
Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas
coisas que quase
todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam
impacto na natureza.
Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente,
as pessoas
não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. A
população era bem menor,
e o modo de vida era muito diferente.
Assim, usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema.
Mas, para
erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida
de muitos seres. Além
disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter
plantações, ruas, indústrias e
fontes de energia.
Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que
causava
desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.
Preocupado, em 1866, o alemão Ernest Haeckel criou um termo para definir uma
ciência que
estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio
ambiente.
Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de
junho de 1972, foi
realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para destacar a
importância de proteger a
natureza e melhorar as condições de vida do planeta. A data foi escolhida como
Dia Mundial do Meio
Ambiente. Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data
serve para lembrar que
devemos pensar sobre o problema.
A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo produtos e
recursos
naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o ar, as águas e o
solo. Lixo, contaminação dos
mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros
seres vivos ficam sem
alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para
que as pessoas
vivam bem sem prejudicar a natureza.
Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050,
sejam mais de 9
bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor
para os habitantes de todas
as espécies.
Revista Recreio, maio de 2008. p. 24. (Texto adaptado)
Sobre o texto , marque a resposta correta.
1) No trecho “Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso”
(linha 03), a
palavra sublinhada refere-se ao trecho
(A) “...essas ações causam impacto na natureza.”
(B) “...há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra.”
(C) “...faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz.”
(D) “...usar madeira de uma árvore para fazer uma casa...”
(E) “A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.”
2) O autor do texto De olho no meio ambiente afirma que, por alguma razão, o
homem tomou
consciência de que suas ações prejudicavam a natureza.
A frase que aponta essa razão é
(A) “Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido.”
(B) “Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam
a vida de outros
seres.”
(C) “Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve
para lembrar que
devemos pensar sobre o problema.”
(D) “Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem
foi percebendo que causava
desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.”
3) No trecho “Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.” , o TERMO DESTACADO Nos passa a ideia de
(A) causa.
(B) adição.
(C) oposição.
(D) explicação.
(E) consequência.
3) No trecho “Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.” , o TERMO DESTACADO Nos passa a ideia de
(A) causa.
(B) adição.
(C) oposição.
(D) explicação.
(E) consequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário