
PRODUZINDO TEXTOS A PARTIR DE JOGOS
Uma forma bem criativa de PRODUZIR TEXTOS é a partir de jogos que os alunos gostam de brincar.
Bettelheim(1987) "O mundo lúdico das crianças é tão real e tão importante para elas como é o mundo do trabalho para o adultoe como consequência, dever-se-ia conceder a mesma dignidade".
Os alunos poderão produzir textos de diferentes gêneros a partir de jogos.
PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO
PRIMEIRO DIA
Apresente aos alunos um texto do gênero narrativo sobre brincadeiras de crianças, pode ser apresentado em data-show, impresso, no laboratório de informática se houver na escola, cartaz, etc.
Faça a leitura coletiva ou individual, como queira.
Destaque as características do texto.
Explore a oralidade, o reconto, o destaque no texto dos personagens, as partes do texto, o tempo, o lugar,etc.
Trabalhe também a interpretação escrita.
SEGUNDO DIA- BRINCANDO
1- JOGO DOMINÓ Apresentar o jogo DOMINÓ e suas regras- DEIXAR QUE OS ALUNOS MANIPULEM LIVREMENTE PARA CONHECER AS PEÇAS.
Em seguida apresente suas características e regras.
- Este jogo é composto de 28 peças denominadas pedras. Como brincar:
- a) 7 pedras para cada participante, se houver menos de 4 jogadores sobrarão pedras para serem "compradas".
- b) Inicialmente quem tiver o "gabão" de sena (6 com 6) começa, se ninguém tiver será o gabão de 5, 4, 3 até alguém ter, se ainda assim não houver, a maior soma dos números na pedra.
- c) Rodando para a direita o próximo jogador coloca uma pedra que tenha o mesmo número da pedra que está na ponta. Se não tiver e houver pedras a comprar, compra uma, se servir joga, senão, passa a vez (caso não tenha para comprar também).
- d) Ganha a mão quem conseguir acabar primeiro com as pedras.
- e) Pontuação: - Se a última pedra serviu em uma das pontas = 1 ponto
- - Se a pedra serviu nas duas pontas = 2 pontos - se serviu nas duas e é um "gabão" = 4 pontos
- f) Ganha o jogo quem completar 7 ou mais pontos.
HORA DE PRODUÇÃO ESCRITA
A) NOME DO JOGO :
b) Tempo e lugar onde vocês brincaram
c) Quem brincou no seu grupo?
d)Como vocês se organizaram para brincar?
e) Que regras do jogo você não conhecia e aprendeu hoje?
f))Quem fez mais pontos?
d)Vocês gostaram desta atividade?Por quê?
PROPOSTA:
Peça que produzam um texto narrativo a partir das PERGUNTAS feitas anteriormente.
EXEMPLO:
TÍTULO :
Brincando com o dominó(Os alunos podem escolher outro)
INTRODUÇÃO: PODE SER INDIVIDUAL, EM DUPLAS OU COLETIVA NO QUADRO
INTRODUÇÃO: PODE SER INDIVIDUAL, EM DUPLAS OU COLETIVA NO QUADRO
Hoje, na escola, a professora ............ propôs que conhecêssemos o jogo dominó. Eu já conhecia, mas com outras regras. Ele possui ------peças, são (cor)........,de formato----------
Nós nos organizamos em grupo. O meu grupo era formado por ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESPAÇO RESERVADO PARA ARTE
USE A SUA CRIATIVIDADE COM O DOMINÓ E FAÇA UM DESENHO BEM LEGAL
AMPLIE ESTE TRABALHO PRODUZINDO COM OS ALUNOS UM DOMINÓ 

Nenhum comentário:
Postar um comentário