terça-feira, 26 de maio de 2015



           PRODUZINDO TEXTOS A PARTIR DE JOGOS
          Uma forma bem criativa de PRODUZIR TEXTOS é a partir de   jogos que os alunos gostam de brincar.    
        
 Bettelheim(1987) "O mundo lúdico das crianças é tão real e tão importante para elas como é o mundo do trabalho para o adultoe como consequência, dever-se-ia conceder a mesma dignidade".


Os alunos poderão produzir textos de diferentes gêneros a partir de jogos. 

PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO
PRIMEIRO DIA
 Apresente aos alunos um texto do gênero narrativo sobre  brincadeiras de crianças, pode ser apresentado em data-show, impresso, no laboratório de informática se houver na escola, cartaz, etc.
Faça a leitura coletiva ou individual, como queira.
Destaque as características do texto.
Explore a oralidade, o reconto, o destaque no texto dos personagens, as partes do texto, o tempo, o lugar,etc. 
Trabalhe também a interpretação escrita.



SEGUNDO DIA- BRINCANDO

1- JOGO DOMINÓ               


Apresentar o jogo DOMINÓ e suas regras- DEIXAR QUE OS ALUNOS MANIPULEM LIVREMENTE PARA CONHECER AS PEÇAS.
Em seguida apresente suas características e regras.
  • Este jogo é composto de 28 peças denominadas pedras. Como brincar:
  •  a) 7 pedras para cada participante, se houver menos de 4 jogadores sobrarão pedras para serem "compradas". 
  • b) Inicialmente quem tiver o "gabão" de sena (6 com 6) começa, se ninguém tiver será o gabão de 5, 4, 3 até alguém ter, se ainda assim não houver, a maior soma dos números na pedra. 
  • c) Rodando para a direita o próximo jogador coloca uma pedra que tenha o mesmo número da pedra que está na ponta. Se não tiver e houver pedras a comprar, compra uma, se servir joga, senão, passa a vez (caso não tenha para comprar também). 
  • d) Ganha a mão quem conseguir acabar primeiro com as pedras. 
  • e) Pontuação: - Se a última pedra serviu em uma das pontas = 1 ponto 
  • - Se a pedra serviu nas duas pontas = 2 pontos - se serviu nas duas e é um "gabão" = 4 pontos 
  • f) Ganha o jogo quem completar 7 ou mais pontos.


Deixar que os alunos brinquem livremente


HORA DE PRODUÇÃO ESCRITA

A) NOME DO JOGO :
b) Tempo e lugar onde vocês brincaram
c) Quem brincou no seu grupo?
d)Como vocês se organizaram para brincar?
e) Que regras do jogo você  não conhecia e aprendeu hoje?
f))Quem fez mais pontos?
d)Vocês gostaram desta atividade?Por quê?

PROPOSTA:


 Peça que produzam um texto narrativo a partir das PERGUNTAS  feitas anteriormente.
EXEMPLO:
TÍTULO :
                   Brincando com o dominó(Os alunos podem escolher outro)

 INTRODUÇÃO: PODE SER INDIVIDUAL, EM DUPLAS OU COLETIVA NO QUADRO


               Hoje, na escola, a professora ............ propôs  que conhecêssemos o jogo dominó. Eu já conhecia, mas com outras regras.     Ele possui  ------peças, são (cor)........,de formato----------     
                Nós nos organizamos em grupo. O meu grupo era formado por ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESPAÇO RESERVADO PARA ARTE
USE A SUA CRIATIVIDADE COM O DOMINÓ E FAÇA UM DESENHO BEM LEGAL




AMPLIE ESTE TRABALHO PRODUZINDO COM OS ALUNOS UM DOMINÓ Para Imprimir




Nenhum comentário:

Postar um comentário