O trabalho de sala de aula é um verdadeiro laboratório e o mestre que realmente tem interesse, está sempre em busca de algo que desperte a atenção de seus alunos e gere um aprendizado rico, transformador.
Um dos aspectos mais importantes é garantir situações planejadas e sistemáticas de fala, garantindo o desenvolvimento da capacidade de expressão oral e de produção de textos orais e escritos.
- SUGESTÃO DE ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL , LEITURA E ESCRITA

- Resgatando um pouco do tempo da vovó, acho interessante trazer para a sala de aula textos diversos de livros antigos como o "As mais belas histórias". Analise com os alunos a capa do livro, comparando-a com o formato das obras atuais. Além disto discutir a abordagem dos textos daquela época, a forma de vida das pessoas, etc e comparar com os dias de hoje.
- Traga as vovós para lerem ou contarem histórias para os seus netos. Estas histórias poderão gerar um livro produzido e digitado pelos próprios alunos.
- Estes mesmos textos ou os transcritos de outras fontes servirão de base para o trabalho em sala de aula, de exploração contextualizada de aspectos gramaticais, interpretação e ampliação do vocabulário, etc.
- Dramatização de alguns textos e apresentação.
- Reescrita dos textos, modificação do final do texto, ou de outras partes, etc.
- Produção de textos coletivo, destacando-se a sequência lógica de ideias.
- Audição de histórias contadaas.
TEXTOS




- CAPA DE LIVRO DE HISTÓRIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário